Novo Cabrais decretou situação de emergência 67195l
A istração municipal de Novo Cabrais anunciou nesta sexta-feira, 23 de maio, o reconhecimento, por parte da União, de dois decretos de Situação de Emergência no município, referentes a diferentes eventos climáticos.
O primeiro decreto foi reconhecido pela Portaria nº 1.530, de 16 de maio de 2025, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ele diz respeito à prolongada estiagem que atingiu o município desde o final de 2024 até os primeiros meses de 2025. O evento comprometeu severamente a produção agrícola local, com destaque para as lavouras de soja, cuja safra foi drasticamente afetada.
Deste primeiro decreto, o município já se torna apto a receber o montante de R$ 250 mil do Governo do Estado através do Fundo Municipal da Defesa Civil. O recurso que deverá ser destinado pela esfera estadual deverá ser utilizado na compra de cestas básicas, reservatórios de água e horas máquinas para abertura e limpeza de bebedouros para a dessedentação animal.
O segundo Decreto de Emergência refere-se às fortes chuvas ocorridas em 9 de maio, que também já foram reconhecidas pela União, cuja portaria de homologação deverá ser publicada nos próximos dias. Esse evento provocou danos severos à infraestrutura rural, incluindo a destruição de estradas e a queda da cabeceira de uma ponte entre as localidades de Cortado e Linha Campestre, tornando o trecho intransitável.
“Esses eventos climáticos prejudicaram muito nosso município e, especialmente, nossos produtores. Temos um grande trabalho pela frente, incluindo a recuperação da ponte e a reconstrução das estradas do interior, sobretudo nas áreas próximas a arroios”, afirmou o prefeito Leodegar Rodrigues.