Presidente do INSS afirma que 41 entidades são alvo de pente-fino do instituto 5m4m2b
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou um “pente-fino” em todos os contratos firmados com entidades associativas para verificar eventuais novas fraudes. O presidente da autarquia, Gilberto Waller, informou que 41 associações estão sendo alvo de uma auditoria interna.
“A gente entendeu, por bem, abrir um pente-fino de toda e qualquer relação de entidade associativa. A gente abriu a consulta de vínculos e de descontos para nove milhões de aposentados e pensionistas”, disse Waller .
Em abril, o INSS suspendeu todos os descontos associativos dos benefícios dos aposentados e pensionistas.
“A gente não se limitou às 16 entidades investigadas pela Polícia Federal. Fomos além, 41 instituições, que têm acordo de cooperação e que realizaram um desconto, estão sendo adas a limpo com auxílio dos nossos segurados”, acrescentou o presidente da autarquia.
O órgão estima que 4,1 milhões de aposentados podem ter sido vítimas da fraude do INSS. O instituto iniciou nesta segunda a devolução dos valores que foram descontados indevidamente da folha de abril. Segundo o órgão, serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.
Para reaver o valor de mensalidades associativas antigas, anteriores a abril, os aposentados e pensionistas devem informar ao INSS que não reconhecem autorização para débito em folha. O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos nem oferecer qualquer informação, além de dizer se autorizou ou não os descontos.